1º Concurso de SCRATCH Lamego - Imaginar, criar e divulgar

 

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Instituto Politécnico de Viseu, através do Clube de Scratch de Lamego levou a efeito a partir de 9 de Abril até 17 de Maio de 2014 (International SCRATCH DAY) o "1º Concurso de SCRATCH Lamego - Imaginar, criar e divulgar", apadrinhado pela Câmara Municipal de Lamego, parceira no projeto. 

 

Patrocínios:

 

 

  

(Scratch promocional)

REGULAMENTO

 

1 Apresentação

O concurso de programaçãoSCRATCH imaginar, criar e divulgar” é uma iniciativa promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego – Instituto Politécnico de Viseu, através do Clube de Scratch de Lamego, apadrinhado pela Câmara Municipal de Lamego, de forma a assinalar o dia do SCRATCH, que este ano é assinalado a 17 de maio.

A participação no concurso implica a programação de projetos elaborados em SCRATCH.

2 Temas

Os trabalhos submetidos a concurso são subordinados a um tema livre, sendo propostas as seguintes áreas a título exemplificativo:

·         Lamego – Cidade Monumental;

·         Descobrir Lamego;

·         Douro – Património Mundial da Unesco;

·         Turismo Cultural e Religioso;

·         Mosteiro de Salzedas;

·         Mosteiro de São João de Tarouca;

·         Segredos e Virtudes da Gastronomia Duriense;

·         Roteiros Turísticos do Douro;

·         Jogos lúdicos e de aprendizagem;

·         Estudo e aprendizagem das Ciências.

3 Objetivos

Os objetivos deste concurso são:

·         Promover a integração de tecnologias de informação no desenvolvimento cognitivo;

·         Fomentar o desenvolvimento de competências de programação e de resolução de problemas;

·         Estimular a memória, a atenção e o raciocínio lógico;

·         Promover a criatividade;

·         Promover a interdisciplinaridade;

·         Divulgar e partilhar, com a comunidade educativa, recursos educativos desenvolvidos nas escolas;

4 Destinatários

O concurso é dirigido a grupos de alunos do ensino básico (3º ciclo), Secundário e Superior, incluindo alunos de CET, de estabelecimentos de ensino públicos e privados principalmente da região do Douro, embora possam participar alunos de outras regiões do país.

O concurso contempla três categorias:

1.       3º Ciclo do Ensino Básico;

2.       Ensino Secundário;

3.       Ensino Superior e CET.

5 Natureza dos projetos

Os projetos submetidos devem ser realizados em SCRATCH (Versão 1.4 ou 2.0). Podem ser elaborados na forma de jogo, animação ou apresentação de conteúdos, sendo valorizada a mensagem transmitida, o design, a interatividade e o conteúdo.

Nota: Os projetos devem ser desenvolvidos por alunos, com a supervisão de um docente, exceto para os alunos do Ensino Superior e CET.

6 Condições de candidatura

A candidatura é apresentada por grupo ou individualmente. Nas candidaturas em grupo, este poderá ser constituído por dois a quatro alunos. Cada professor e cada aluno pode concorrer com diferentes equipas e projetos, sendo necessário um registo por cada trabalho submetido ao concurso. As candidaturas individuais das categorias 1 e 2 seguem os mesmos critérios, pelo que serão necessariamente supervisionadas por um professor.

7 Inscrição

A participação no concurso carece de uma inscrição, efetuando-se esta inscrição mediante o preenchimento de um formulário disponível a partir do endereço do site de apoio ao concurso. Apenas serão aceites as candidaturas formalizadas através deste formulário.

Cabe ao docente responsável por cada equipa participante (das categorias 1 e 2) preencher o formulário de inscrição online e enviar o trabalho final. O docente deverá garantir a autorização de participação para os alunos envolvidos neste concurso, sempre que legalmente exigível, por parte dos pais, encarregados de educação, tutores ou outro responsável legal.

8 Apoio às equipas

É disponibilizada uma página de apoio às equipas que pretendam participar neste concurso, bem como um tópico específico para o efeito na página da ESTGL.

9 Prazos

A inscrição, realizada aquando da submissão do(s) projeto(s), deverá ser realizada até ao dia 17 de maio de 2014 (SCRATCH DAY), através do preenchimento do formulário disponível na página de apoio ao concurso.

      O período de apreciação dos projetos decorrerá até 20 de maio de 2014;

      Os trabalhos premiados serão divulgados, no dia 20 de maio, no sítio de apoio ao concurso;

      A Entrega dos prémios decorrerá no evento “3º Ciclo de Conferências em Informática e Telecomunicações”, no dia 21 de maio de 2014.

10 Critérios de apreciação

Os projetos a concurso serão apreciados por um júri de acordo com os seguintes critérios:

·         Adequação ao tema do concurso;

·         Criatividade;

·         Originalidade;

·         Design;

·         Interatividade;

·         Conteúdo;

·         Qualidade, simplicidade e elegância do código programado.

11 Júri

A avaliação das aplicações a concurso será efetuada por um júri composto por cinco ou mais personalidades de idoneidade reconhecida pela organização:

·     O júri será constituído por um ou mais docentes da ESTGL, um ou mais docentes do ensino básico e secundário, uma personalidades de reconhecido mérito e competência na área, um representante da Câmara Municipal de Lamego;

·         Os elementos constituintes do júri elegerão o elemento que presidirá;

·         Em caso de empate, o presidente do Júri tem voto de qualidade;

·         Das decisões do júri não haverá lugar a recurso;

·         Serão lavradas atas das reuniões do júri.

12 Prémios

Serão premiados os 3 melhores trabalhos de cada categoria a concurso, correspondente aos diferentes níveis de ensino. A entrega dos prémios será realizada no evento “3º Ciclo de Conferências em Informática e Telecomunicações”, que decorre na Escola Superior de Tecnologia e Gestão no dia 21 de Maio de 2014.

Os prémios serão divulgados oportunamente no site do concurso. O Júri reserva-se o direito de não atribuir prémios a qualquer das propostas apresentadas, em cada uma das categorias, se entender que as mesmas não são adequadas, não servem os objetivos do concurso ou não apresentam a qualidade exigível. O Júri poderá atribuir menções honrosas, distinguindo a qualidade de outros trabalhos para além dos premiados.

13 Direitos e licenciamento

Os trabalhos apresentados devem ser originais, não conter elementos gráficos, sons ou outros conteúdos abrangidos por direitos de autor, sem autorização prévia dos mesmos.

Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a respetiva autoria e assumindo a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de terceiros, no que diz respeito a violação de direitos de propriedade intelectual ou outros que decorram da lei aplicável.

Os autores dos trabalhos a concurso terão o direito de referir a participação no concurso.

A organização do concurso terá o direito de utilizar e divulgar, pela forma e pelos meios que entender e sem restrições temporais, os trabalhos submetidos a concurso.

Todos os concorrentes cedem à organização a posse da cópia dos trabalhos a concurso, para efeitos de arquivo, bem como os direitos não exclusivos de exibição da mesma em futuras edições.

A participação no concurso implica a aceitação plena das normas contidas neste regulamento, sem reservas.

14 Apoios

O concurso conta com o apoio da Câmara Municipal de Lamego, entre outras instituições públicas e privadas que serão atualizadas no sítio de divulgação do evento:

https://clubescratch-lamego.webnode.pt/

Evento registado em:

https://day.scratch.mit.edu/event/2066

15 Disposições finais

Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos elementos constituintes do Júri.

16 Referências

Regulamento baseado no regulamento do SCRATCH CHALLENGE:

https://projectos.ese.ips.pt/scratchchallenge/?page_id=7

 

 


Contactos

clubescratch-lamego


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